O fotógrafo Carlos Barria, em uma recente viagem a Xangai - a cidade com crescimento mais rápido do mundo -, e registrou esta impressionante imagem, com o mesmo enquadramento e perspectiva de uma fotografia feita em 1987, que mostra o que 26 anos de crescimento desenfreado podem causar a uma cidade.
O lugar que aparece na fotografia é o distrito financeiro de Pudong, dominado pela Oriental Pearl Tower à esquerda e a nova Shanghai Tower, de 125 pavimentos, o edifício mais alto da China e o segundo mais alto do mundo, com 632 metros de altura e conclusão prevista para 2014.
Xangai, a uma das cidades mais populosas do mundo, cresceu a uma taxa de 10% ao ano nos últimos 20 anos, tornando-se o lar de 23,5 milhões de pessoas – praticamente o dobro de habitantes em 1987. Esta fotografia é uma testemunha do crescimento sem limites não apenas da cidade, mas da China em geral. Acesse aqui para ver a imagem animada.
Não deixe de ler também o texto “Perspectivas sobre Xangai: Da cidade híbrida à cidade global” publicado no ArchDaily Brasil.
Via theatlantic.com